InícioArtigoDietas com pouco carboidrato são boas para o diabetes tipo 2?

Dietas com pouco carboidrato são boas para o diabetes tipo 2?

A obesidade é um dos principais problemas, uma epidemia mundial, levando a problemas de saúde como o diabetes tipo 2. Uma dieta popular para controle de peso para controlar o diabetes é conhecida como dieta baixa em carboidratos. Como o nome já indica, em uma dieta baixa em carboidratos, os carboidratos da dieta são restritos.

Existem diferentes tipos de dietas restritas a carboidratos, algumas das quais restringem os carboidratos a níveis muito baixos sem restringir a proteína ou a gordura da dieta (por exemplo, a dieta ao estilo de Atkins). Outros permitem um consumo moderado de carboidratos, juntamente com uma ingestão moderada de proteínas e gorduras (por exemplo, South Beach e Zone). Dietas com pouco carboidrato limitam a proteína a níveis moderados, o que introduz a cetose sem restringir a gordura ou as calorias totais.

As Diretrizes Dietéticas de 2015 a 2020 para a América recomendam três padrões alimentares saudáveis, incluindo a dieta saudável dos EUA, uma dieta mediterrânea saudável e a dieta vegetariana saudável. Os carboidratos de uma dieta podem ser divididos em carboidratos simples e complexos. Carboidratos simples, como açúcar, farinha branca e arroz branco, demonstraram aumentar o risco de diabetes tipo 2.

Para prevenir o diabetes mellitus tipo 2, recomenda-se minimizar a ingestão de carboidratos para o consumo calórico total diário, bem como a ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico. Para pacientes com diabetes mellitus tipo 2, a American Diabetes Association recomenda uma ingestão moderada de carboidratos (44% a 46% do total de calorias).

Os carboidratos devem ser retirados de vegetais, legumes, frutas, laticínios com pouca gordura e grãos integrais, com açúcares limitados de fontes naturais, como frutas. Arroz integral e produtos de trigo integral devem substituir os produtos de trigo branco, e alimentos com adição de açúcar devem ser evitados. Vários estudos demonstraram a eficácia de uma dieta baixa em carboidratos com o objetivo de perder peso. No entanto, estudos recentes surgiram questionando se essa dieta tem algum efeito em pacientes com diabetes tipo 2.

dieta de baixo teor de carboidratos

O que é diabetes tipo 2?

No mundo, 382 milhões de adultos têm diabetes. É uma das principais causas de morte em pacientes com menos de 60 anos de idade. O diabetes tipo 2 é caracterizado pela resistência à insulina. O consumo excessivo de alimentos ou certos tipos de alimentos faz com que o pâncreas crie insulina extra para manter a glicose no sangue (ou açúcar no sangue) sob controle.

Eventualmente, a glicose no sangue atinge um nível incontrolável porque o pâncreas não consegue mais atender à demanda. Estar inativo ou com sobrepeso aumenta o risco de diabetes tipo 2. O consumo de alimentos está, portanto, ligado ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Os sintomas do diabetes podem incluir sede, aumento das viagens ao banheiro e cansaço. No entanto, o diabetes também aumenta os riscos de ataque cardíaco e derrame. Diabetes também pode causar problemas com vasos sanguíneos fora do coração e cérebro. Danos irreversíveis nos nervos, problemas de visão e cegueira e doenças renais são sinais de diabetes a longo prazo. Além da medicação, a dieta é a maneira mais importante de prevenir e controlar o diabetes e suas complicações.

Efeitos de dietas com pouco carboidrato para diabetes tipo 2

Vários estudos foram realizados para tentar determinar a dieta mais saudável para pessoas com diabetes tipo 2. Os resultados foram conflitantes porque os tipos de dietas, métodos e tamanhos de estudo variaram. No entanto, um padrão surgiu.

Em 2005, Boden et al. estudaram os efeitos de uma dieta baixa em carboidratos em dez pessoas obesas com diabetes tipo 2. O estudo relatou melhores perfis de glicose no sangue em 24 horas. Além disso, a hemoglobina A1c (HbA1c; glicemia) diminuiu de 7,3% para 6,8% em apenas duas semanas.

Esses achados sugeriram que os níveis de glicose no sangue eram regulados pela ingestão de carboidratos. A sensibilidade à insulina também melhorou devido a uma melhor relação glicose-insulina. Este estudo foi realizado por apenas duas semanas, portanto os efeitos a longo prazo de uma dieta baixa em carboidratos não puderam ser determinados.

Mais recentemente, Skytte et al. (2019) avaliaram as recomendações alimentares para pessoas com diabetes tipo 2. No estudo, uma dieta rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos (CRHP) foi comparada à dieta isoenergética para diabetes convencional (CD) para ver os efeitos no controle glicêmico e em marcadores de risco cardiovascular selecionados durante as seis semanas.

Os pacientes tinham o mesmo número de calorias em cada dieta, mas trocaram alguns dos carboidratos da dieta CD por proteínas na dieta CRHP. O estudo concluiu que, comparada à dieta CD, a dieta CRHP reduziu os níveis de HbA1c e os níveis de glicemia em jejum. O estudo mostra que a substituição de carboidratos por proteínas e gorduras sem aumentar as calorias por seis semanas reduziu o teor de HbA1c e de gordura hepática em pessoas com diabetes tipo 2.

Tomados em conjunto, esses dois estudos apontam para os prováveis ​​benefícios de substituir parte da ingestão de carboidratos por proteínas. No entanto, esse tipo de dieta é muito diferente de algumas dietas populares de alta proteína e alta gordura que incentivam níveis irrestritos ou altos de ingestão de produtos de origem animal. Uma revisão de 2019 de Adeva-Andany et al. mostrou que aumentar a ingestão de produtos de origem animal e seguir uma dieta pobre em carboidratos aumenta o risco de diabetes tipo 2. Comer alimentos de alta qualidade à base de vegetais impede o diabetes.

É geralmente aceito entre profissionais de saúde e cientistas de nutrição que a redução de carboidratos simples na dieta (doces, refrigerantes, pão branco, macarrão regular) é importante para melhorar os resultados de diabetes e doenças cardíacas.

Ao diminuir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas, os pacientes com diabetes devem se concentrar nas fontes vegetais sempre que possível (feijão, legumes, soja, nozes). Carnes magras e peixes podem ser fontes saudáveis ​​de proteínas e gorduras para quem come produtos de origem animal.

Impactos da baixa ingestão de carboidratos em pacientes com diabetes tipo 2

Todos os estudos confirmaram que uma dieta pobre em carboidratos poderia ser benéfica para o tratamento da diabetes tipo 2. Em alguns pacientes, até ajudou a interromper ou reduziu a medicação.

A diminuição da ingestão de carboidratos pode ser uma estratégia saudável de controle de perda de peso e diabetes, desde que os carboidratos sejam substituídos por fontes vegetais de proteína e gordura. Substituir carboidratos por fontes de alimento animal aumenta o risco de diabetes e piora o controle da glicose em pessoas com diabetes.

Fontes


https://www.news-medical.net/

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