segunda-feira, junho 27, 2022
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Nutricionista explica como controlar o diabetes com nutrição

Para muitas pessoas com diabetes, controlar os sintomas geralmente requer medicação. Mas muitos nutricionistas sugerem que a nutrição pode desempenhar um papel importante em manter o paciente saudável com diabetes tipo 1 ou tipo 2.

De acordo com a Sra. Chioma Mmiriukwu, uma nutricionista registrada, a dieta pode ajudar a manter o açúcar no sangue dentro da faixa-alvo ou reduzi-lo se houver picos.

Ela disse que existem três tipos de diabéticos, a saber: tipo um, tipo dois e diabetes gestacional causado durante a gravidez.

Ela explicou que o tipo um é dependente de insulina, o que significa que o corpo da pessoa seria dependente da insulina externa (um hormônio responsável por transportar o açúcar para diferentes células e tecidos do corpo) para sobreviver.

“O tipo 2 não é dependente de insulina, embora existam alguns tipos 2 que podem exigir insulina em algum momento, dependendo de como o corpo está tolerando os outros medicamentos hipoglicêmicos. Alguns podem ter reações adversas às drogas, então o endocrinologista pode ter que introduzir insulina.”

Como controlar o diabetes com dieta

Mmiriukwu explicou que existem três maneiras de gerenciar o diabetes, que são: dieta com medicamentos, hipoglicemiantes orais e dieta com exercícios.

“Há algo que eu digo aos meus pacientes, o açúcar que você está tentando controlar vem da comida, então para controlar o açúcar você tem que controlar a qualidade da sua comida.”

Ela disse que os pacientes diabéticos teriam que levar em consideração o seguinte para gerenciar melhor sua condição:

1. Comida de Qualidade

A qualidade dos alimentos é importante porque se a sua comida for pobre em fibras e com baixo teor de gordura, será difícil controlar o açúcar. No controle do diabetes, estamos analisando a quantidade de carboidratos que ingerimos e a rapidez com que eles são digeridos.

Quando o alimento é rico em fibras (aquela parte indigerível que atrasa a digestão de carboidratos), como vegetais, a digestão de carboidratos (açúcar) sairá na corrente sanguínea tão rapidamente.

Então, para alguém que é diabético e a pessoa ingere 100 gramas de açúcar em um determinado café da manhã, o que obviamente entrará na corrente sanguínea. Mas se essa refeição for acompanhada de fibras, descobrimos que nem todas as 100 gramas de açúcar vão para a corrente sanguínea ao mesmo tempo. Para que a insulina presente não seja sobrecarregada por uma onda de açúcar que chega ao mesmo tempo.

Também temos que garantir que você não adicione muita gordura à comida, como óleos, corte as gorduras visíveis de suas fontes de proteína, como frango, carne bovina e evite fritar alimentos. Isso ocorre porque muita gordura aumenta o valor calórico de uma refeição e, em seguida, reduz a sensibilidade da insulina.

2. Quantidade de alimentos

Isso difere de pessoa para pessoa, pois precisa ser baseado em seu nível de atividade física, idade e muito mais. Mas quando você tiver mais vegetais no prato, descobrirá que não comerá tanto carboidrato, isso facilita o controle do açúcar no sangue e igualmente do peso. O controle de peso é uma coisa que é fundamental para o gerenciamento de diabéticos.

3. Tempo

O tempo é importante. Muitas vezes as pessoas dizem porque eu verifiquei meu açúcar esta manhã e seu alto não me deixa tomar café da manhã para que eu possa queimá-lo. Não funciona assim. Ter um horário regular para as refeições é muito importante, para que possam ter um bom fluxo de açúcar na corrente sanguínea na quantidade certa.

Tendo uma situação em que você come muita comida de uma vez e fica alta e você fica por um período prolongado sem comer, na hora que você quiser comer você estará com fome e pode não repartir e isso aumenta o açúcar.

Em segundo lugar, evite jantares tarde, se você comer tarde, há chances muito altas de que seu nível de açúcar esteja alto no dia seguinte, porque à noite você já está indo para a cama.

Ela, no entanto, aconselhou as pessoas a criar o hábito de comer alimentos minimamente processados.

 

https://thewhistler.ng/

 

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