sábado, julho 20, 2024
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Refrigerantes “zero” não comprovados na batalha contra o diabetes

Pergunta – Minha mãe tem diabetes e eu bebo muitos refrigerantes. Devo mudar para bebidas adoçadas artificialmente? Eu ouço coisas boas e ruins sobre eles. JG, Ayden

Resposta – Parece que você está considerando mudanças no estilo de vida para diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Bom para você. Se você tem um histórico familiar de diabetes tipo 2, pode reduzir seus riscos de desenvolver a doença com mudanças no estilo de vida. Bridget Gallagher é uma estudante de medicina do terceiro ano de Brody e tentará ajudá-lo a decidir quais ações tomar. Aqui está o que ela quer que você saiba.

Bebidas e alimentos adoçados com adoçantes de baixa caloria aprovados pela FDA, incluindo acessulfame de potássio, Advantame, aspartame, adoçantes de frutas de monge, Neotame, sacarina, adoçantes de estevia e sucralose são considerados seguros para todos – exceto pessoas com fenilcetonúria ou PKU devem evitar o aspartame.

Você provavelmente reconhece as marcas de adoçantes como Equal, Sugar Twin, Sweet ‘N Low, SPLENDA ou a cor de suas embalagens – rosa, azul e amarelo. Os adoçantes de baixa caloria dão às bebidas toda a doçura do refrigerante comum ou do chá doce com poucas ou nenhuma caloria. Algumas pessoas pensam que podem beber o quanto quiserem. Isso soa bom demais para ser verdade? Pode ser.

Não é nenhum segredo que beber regularmente bebidas açucaradas, como refrigerante ou chá doce, aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e obesidade. Então, pode parecer estranho mudar. Vou explicar um pouco mais tarde por que você precisa fazê-lo cuidadosamente. Enquanto isso, as evidências permanecem inabaláveis ​​para a escolha de água, café ou chá sem açúcar em vez de bebidas açucaradas como a escolha mais saudável testada pelo tempo. (De acordo com a American Diabetes Association, os substitutos do açúcar podem ser eficazes para alguns indivíduos, mas ainda não foram comprovados como uma boa opção para todos que desejam reduzir a ingestão de açúcar.) Aqui estão algumas ideias para aliviar seu paladar. bebidas adoçadas.

Se o chá doce for sua bebida preferida, troque uma xícara cheia de chá doce por meio chá sem açúcar. Se você gosta de refrigerantes diet, substitua apenas uma de suas bebidas dietéticas diárias por um copo de água e limão. Se você frequenta os lattes adoçados sazonais em seu café local, peça ao barista duas bombas a menos desse xarope com sabor. Já experimentou água com gás? Tente resfriar água com gás simples com duas colheres de chá de suco de limão fresco, algumas folhas de hortelã e alguns morangos frescos.

Desafie-se a fazer essas mudanças por uma semana e veja como se sente. Tem um amigo que também está procurando reduzir a ingestão de açúcar ou adoçante? Façam as mudanças juntos e lembrem-se de que podem experimentar doçura na vida sem beber! E agora, para explicar o porquê.

Indiscutivelmente, o ponto de venda mais atraente de bebidas que usam adoçantes de baixa caloria é que eles têm poucas calorias. Esses adoçantes são compostos de substâncias químicas que nossos corpos não podem metabolizar e, portanto, não podem obter energia. No entanto, pode ser surpreendente saber que as evidências ainda não são claras se a substituição do açúcar dos refrigerantes por adoçantes artificiais é suficiente para diminuir o risco de obesidade ou diabetes tipo 2.

Pense no perfil de sabor dos refrigerantes e por que isso pode ser a desvantagem. Esses adoçantes são muito mais doces que o açúcar comum – de 100 a 20.000 vezes mais doces. Da mesma forma que o sabor amargo do café ou da cerveja cresce em seu paladar ao longo do tempo, a estimulação repetida de nossas papilas gustativas sensíveis ao doce pode nos levar a preferir esse sabor adocicado com maior frequência em nossas dietas e isso pode levar você a comer ainda mais calorias em excesso de todos os tipos de alimentos açucarados com o risco de ganhar ainda mais peso e aumentar o risco de diabetes.

Você precisa considerar como responderá às bebidas sem calorias ao decidir. Obter menos açúcar é importante. As Diretrizes Dietéticas dizem que todos com 2 anos ou mais devem manter a ingestão de açúcares adicionados a menos de 10% do total de calorias diárias. Se você ingerir cerca de 2.000 calorias por dia, não mais que 200 calorias ou 12 colheres de chá, que é o que você obteria em um refrigerante. A American Heart Association recomenda ainda menos açúcar adicionado. Você poderia ser feliz com uma bebida dietética por dia?

 

Kathy Kolasa – Professora emérita nutricionista e Ph.D., afiliada da Brody School of Medicine da ECU. 

 

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