segunda-feira, junho 27, 2022
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Crianças em risco de diabetes do tipo 2 podem se divertir durante as férias? Sim

Para as crianças, férias é sinônimo de liberdade, diversão e comida. Eles não querem nenhuma interferência de ninguém durante esse período e os pais também os satisfazem. Mas, como pai, você conhece melhor seu filho e os cuidados de que ele precisa, mesmo durante as férias.

Uma triste realidade na Índia e boa parte do mundo hoje é que mais e mais crianças são propensas ao diabetes devido a várias razões. Se o seu filho é um deles, você precisa ter cuidado com as atividades do dia-a-dia dele, mesmo durante as férias.

Na ausência de uma rotina escolar diária, existe a possibilidade de as crianças caírem em hábitos pouco saudáveis, como assistir TV demais, jogar videogame por longas horas, passar muito tempo no computador ou se viciar em outros dispositivos. Todas essas atividades sedentárias podem levar a um ganho de peso não saudável, que é um gatilho de alto risco para o desenvolvimento de diabetes. Da mesma forma, hábitos alimentares pouco saudáveis, como o consumo de junk food e fast food, ingestão extra de gordura e não beber água suficiente, podem aumentar o risco de diabetes.

Identificando crianças em risco de diabetes

O diabetes afeta a maneira como nosso corpo processa a glicose para ganhar energia. Isso resulta no acúmulo de açúcar na corrente sanguínea, o que leva a sérias complicações de saúde. As crianças com excesso de peso correm um risco maior de desenvolver diabetes, pois as células do corpo se tornam resistentes à insulina – um hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.

Níveis mais baixos de atividade física e maus hábitos alimentares só podem agravar o fator de risco. A história familiar ou genética é outro gatilho. Se um membro próximo da família, como um pai ou irmão tem diabetes, é mais provável que a criança tenha pré-diabetes ou desenvolva a doença mais tarde. Uma criança nascida de uma mãe com diabetes gestacional, uma condição na qual os níveis de açúcar no sangue aumentam durante a gravidez, pode desenvolver diabetes. Além disso, bebês nascidos prematuramente são considerados de alto risco de diabetes.

No entanto, existem várias maneiras de prevenir o aparecimento da doença em seus filhos. Incentive seu filho a praticar atividades físicas, adotar hábitos alimentares saudáveis ​​e controlar seu peso. Sugiro um regime de férias fácil que pode ser seguido.

Defina uma rotina ao ar livre

Crie uma rotina de atividades variada para cada dia da semana para que seu filho não se sinta entediado. Uma atividade ao ar livre definida a cada dia é algo que as crianças podem esperar. Isso será um incentivo e os ajudará a manter o comportamento disciplinado de acordar em um horário fixo, fazer as refeições no horário e seguir os horários das brincadeiras. Para melhorar o desempenho físico do seu filho, você pode inscrevê-lo em acampamentos diurnos, sessões de natação, aulas de dança, oficinas criativas, atividades de aventura, caminhadas na natureza e assim por diante. Preencha o dia com diversões físicas suficientes para que você possa limitar o tempo de tela da criança, o que é extremamente importante para a aptidão geral. Reconheça e incentive suas atividades criativas em tempo real para que ele possa se manter motivado. Peça-lhe para documentar suas experiências em um livro de recortes. Na verdade,

Desenvolva hábitos saudáveis ​​de lanches

As refeições programadas durante os dias de escola ajudam a equilibrar o peso da criança. Mas durante as férias, as crianças não seguem nenhum cronograma de refeições e seus lanches intermitentes resultam em ingestão extra de calorias. Atividade extra ao ar livre significa que as crianças sentirão fome. Você precisa evitar isso, incluindo alimentos nutritivos no horário das refeições. Frutas, legumes, grãos integrais e outros alimentos ricos em nutrientes devem estar na sua lista. Mantenha esses itens à mão e há receitas suficientes para dar a eles um toque picante do jeito que eles gostam. Você também deve ensinar seu filho sobre hábitos alimentares saudáveis ​​e a necessidade de ter uma dieta equilibrada, incentivando-o a ajudá-lo enquanto você os prepara.

Monitore a ingestão de água

Para manter seu filho hidratado e ativo ao longo do dia, você precisa garantir que ele esteja bebendo bastante água. Ajuda na regulação da temperatura corporal e na normalização dos níveis de pressão arterial. Além disso, a água aumenta o poder digestivo do corpo e previne a constipação. A ingestão adequada de água melhorará a saúde e o desempenho físico do seu filho.

Faça da atividade física um assunto de família

Não há melhor momento do que férias para mostrar ao seu filho que você se importa. Cada criança olha para seus pais como um modelo. Portanto, participe de suas vidas fazendo algo novo. Se os membros da sua família frequentam aulas de ioga ou participam de outras atividades com amigos, você pode enviar seu filho para lá facilmente se não estiver livre. Aulas de aeróbica, aulas de natação e jogar futebol ou beisebol são algumas atividades que irão melhorar a aptidão física do seu filho. E a maioria dos pais se envolve em uma ou outra dessas atividades de hobby de qualquer maneira.

Estabeleça hora de dormir

As crianças que dormem menos sentem menos energia. O sono adequado também é importante para uma mente saudável. Você deve preparar uma rotina com horas de sono designadas. Seja qual for o entusiasmo ao longo do dia, mantenha um horário fixo para o jantar e desligue as telas pelo menos uma hora antes de dormir. Uma rotina de sono é extremamente importante para manter seu filho envolvido em atividades físicas que são vitais para prevenir o diabetes.

 

Escrito por Dr. Suranjit Chatterjee

 

https://indianexpress.com/

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