segunda-feira, agosto 15, 2022
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Diabetes – Quando você não consegue encontrar ou comprar alimentos saudáveis

À primeira vista, pode parecer que as escolhas de estilo de vida necessárias para controlar o diabetes são simples. No entanto, ter acesso a alimentos saudáveis ​​e uma dieta bem equilibrada é um desafio significativo para milhões de pessoas com diabetes e suas famílias. Aqui estão algumas dicas sobre como ter uma dieta equilibrada, mesmo com acesso limitado a alimentos saudáveis.

Um dos primeiros passos no controle do diabetes é fazer um esforço consciente para mudar seu estilo de vida como forma de manter os níveis de glicose no sangue estáveis. Alguns desses padrões de estilo de vida incluem uma dieta equilibrada, exercícios regulares, redução do estresse e sono/descanso adequados. Um dos maiores desafios para muitas pessoas diagnosticadas com diabetes é ter uma dieta balanceada, especialmente dentro do orçamento.

No entanto, para muitos, encontrar uma mercearia que venda produtos frescos é um desafio. Em muitas cidades do país, existem lugares conhecidos como desertos alimentares , que são áreas com acesso limitado a alimentos saudáveis ​​e acessíveis, especialmente frutas e vegetais frescos. Além disso, mesmo que as lojas que vendem produtos frescos estejam nas proximidades, geralmente são mais caras.

Esses ambientes fornecem vários obstáculos para os indivíduos que buscam não apenas uma dieta saudável, mas também manter uma dieta consistente. Quando uma pessoa vive em um deserto alimentar ou tem acesso limitado a alimentos devido a restrições financeiras, a situação é chamada de “insegurança alimentar”.

Como a insegurança alimentar afeta o controle do diabetes?

“Para alguns, a segurança alimentar é uma questão importante”, disse Kim Rose, nutricionista e nutricionista da Flórida, cuja abordagem inclusiva gira em torno de tornar a nutrição fácil e alcançável. “Em ambientes clínicos, algumas pessoas precisam escolher entre pagar por seus medicamentos ou comprar alimentos em um supermercado totalmente abastecido. Isso é trágico quando você considera que o preço dos alimentos está aumentando constantemente.”

diabetes insegurança alimentarEm um deserto de alimentos, não só os preços são uma preocupação, mas chegar a um supermercado é outro obstáculo. Para aqueles que dependem de transporte público, isso significa tempo extra necessário para chegar à loja, fazer compras e chegar em casa. O aumento dos preços do gás também afeta aqueles com meios limitados, mesmo que tenham um veículo.

Aqueles que vivem em desertos alimentares ainda precisam trabalhar, cuidar de suas famílias, descansar adequadamente, se exercitar e tentar reduzir seus níveis de estresse. Segundo Rose, esses fatores inibem as pessoas de fazerem o trajeto até os supermercados. Como resultado, eles acabam indo para lojas de alimentos menos saudáveis ​​e com opções limitadas. Esses locais, embora eficazes, geralmente não têm muitas opções saudáveis. E para muitos desses indivíduos, a mudança não é uma opção por motivos pessoais e financeiros.

O custo de opções de alimentos mais saudáveis ​​é normalmente mais alto do que o de alimentos processados, exigindo também um tempo maior de preparação das refeições. Por exemplo, grãos integrais são mais caros do que grãos refinados. Os grãos integrais são essenciais para aumentar a ingestão de fibras, o que ajuda a reduzir os níveis de glicose, diminuir o colesterol e promover a saúde cardiovascular (coração). Infelizmente, ao comparar o custo de um pão branco com o pão integral, geralmente há uma diferença de US$ 1 a US$ 2!

Embora essas considerações sejam importantes para todas as pessoas, as consequências podem ser mais terríveis para as pessoas com diabetes.

Efeitos de uma história de insegurança alimentar no controle do diabetes

A Dra. Kera Nyemb-Diop, especialista em nutrição e criadora da popular página do Instagram @black.nutritionist, mencionou que muitos de seus clientes lutam com excessos ou compulsão por causa de um histórico de insegurança alimentar. Ela explicou que, embora muitos deles estejam bem agora financeiramente e vivam em áreas onde têm acesso a mercearias com opções saudáveis, alguns ainda lutam contra o excesso de comida por causa de como cresceram.

Crianças que crescem em insegurança alimentar podem ter maus hábitos alimentares que estão enraizados desde o nascimento. O conceito de “terminar tudo no prato”, por exemplo, é uma tática de sobrevivência baseada em não desperdiçar comida porque era difícil de obter. Esse tipo de experiência resulta em crianças que podem se tornar insensíveis aos sinais de saciedade de seu corpo – uma palavra para plenitude. Como resultado, essas crianças podem se tornar adultos com maior risco de comer demais, obesidade e diabetes tipo 2.

A alimentação inconsistente também é um mau hábito que pode vir de um histórico de insegurança alimentar. Se não houver comida suficiente na casa de uma criança para comer de forma consistente (café da manhã, almoço, jantar e lanches), essas crianças se tornam adultos que aprendem a comer o que estiver disponível. Então, quando eles comem, eles o fazem em excesso.

Fisiologicamente, esse nível de compulsão pode resultar em picos numerosos e/ou extremos nos níveis de glicose no sangue que podem contribuir para o diabetes tipo 2. Mentalmente, isso pode levar a uma mentalidade de vergonha em relação à quantidade e tipos de alimentos ingeridos e alimentação potencialmente desordenada.

A insegurança alimentar é mais comum em comunidades pobres com indivíduos marginalizados, e é por isso que os especialistas alertam que é crucial prestar atenção às diferenças culturais. Por exemplo, restrições financeiras combinadas com uma comunidade de bem-estar que apresenta certos alimentos culturais como “não saudáveis” podem criar uma enorme pressão. Não é surpresa que essas comunidades lutem contra doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Nyemb-Diop e Rose falam bastante sobre não descartar alimentos culturais como parte da dieta. Muitos desses alimentos são saudáveis ​​e fornecem nutrição equilibrada. Ambos os nutricionistas falaram sobre como as pessoas muitas vezes lutam porque seu médico não entende sua cultura, alimentos tradicionais e o contexto de sua situação de vida antes de fazer recomendações. Às vezes, isso torna quase impossível seguir as recomendações. Em outros casos, isso pode criar sentimentos de vergonha em relação às escolhas alimentares e de estilo de vida. Muitas pessoas acham que são mais abertas com provedores que compartilham a mesma origem étnica e cultural. Se possível, procure essas pessoas.

Manejo do Diabetes apesar da Insegurança Alimentar

“A melhor comida começa dentro do seu próprio freezer”, disse Nyemb-Diop. “Muitas recomendações parecem dizer às pessoas para descartar os alimentos que já possuem e recomprar todos os novos alimentos. Isso não é nada prático. É um desperdício de comida, dinheiro e tempo, dos quais uma pessoa em insegurança alimentar tem quantidades limitadas.”

Rose recomenda aproveitar os mercados de alimentos locais que fornecem produtos de origem local em sua área. Normalmente são pequenas empresas, portanto, um pouco de pesquisa pode ser necessária. No entanto, para as pessoas que dependem de transporte público, os mercados de agricultores e lojas de produtos locais podem ser mais próximos de casa, convenientes e uma ótima fonte de alimentos saudáveis.

Tanto Rose quanto Nyemb-Diop recomendaram a incorporação de alimentos enlatados. Frutas e vegetais enlatados e congelados geralmente são mais baratos, fornecendo valor nutricional semelhante ou exatamente o mesmo que os produtos frescos. Normalmente, a única diferença quando se trata de alimentos enlatados é o sabor, mas certos temperos podem ajudar nisso.

No entanto, quando se trata de alimentos enlatados, escolha vegetais listados como com baixo teor de sódio. Para frutas enlatadas, escolha aquelas com água ou suco de frutas com baixo teor de açúcar, em oposição às com calda. Além disso, se possível, procure frutas sem adição de açúcar.

Ignorar a fidelidade à marca também pode ajudar a economizar dinheiro. A maioria dos supermercados tem suas próprias marcas, que tendem a ser significativamente mais baratas. E em muitos casos, eles são processados ​​e embalados nas mesmas plantas que os itens de marca.

Algumas mercearias também têm ofertas de produtos e carnes frescas. Um negócio muito popular é encontrar as seções onde legumes e carnes são marcados para uma venda rápida. Pessoalmente, gosto de comprá-los, dividir a carne e picar os legumes e congelá-los.

O maior conselho é obter o máximo de ajuda possível. No final do dia, os dois nutricionistas sugeriram que todos façam o melhor que puderem com o que têm. Seja aberto e honesto com seus profissionais de saúde para garantir que eles estejam considerando suas necessidades e estilo de vida ao fazer recomendações.

 

https://diatribe.org/

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