segunda-feira, junho 27, 2022
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Quem tem diabetes pode comer cenouras? Entenda as consequências do consumo

A cenoura é uma raiz comestível que pode ser consumida in natura, crua ou cozida e é bastante usada para preparação de bolos, sopas, sucos entre outros. Com relação aos índices nutricionais, se destaca por ser rica em fibras e por suas quantidades de betacaroteno.

O betacaroteno é um antioxidante que produz a vitamina A, que faz parte de um grupo maior denominado carotenoides. Os carotenoides são pigmentos de cor amarelo-alaranjado presente em vários alimentos.

Benefícios dos carotenoides

Eles atuam, principalmente, como antioxidantes responsáveis pela proteção da retina do olho. Pesquisas apontam que os carotenoides previnem a retinopatia diabética, uma doença causadora de perda de visão, bastante comum em pessoas com diabetes.

Em 2015, foi feita uma pesquisa que comprovou a redução de riscos de diabetes tipo 2, em dietas ricas em fontes de beta-caroteno.

Carboidratos saudáveis presentes na cenoura são bons para quem tem diabetes
Quem tem diabetes precisa manter os níveis de açúcar no sangue sempre estáveis, e a quantidade ingerida de carboidratos influencia esses níveis. Uma cenoura média tem aproximadamente 5,84 gramas de carboidratos, sendo considerada como uma fonte boa.

Estar com os índices de açúcar no sangue estáveis reduzem complicações, como: derrame, doença renal, doença cardíaca e perda de visão.

Benefícios da vitamina A da cenoura

Um artigo publicado em 2015 na revista Endocrine, Metabolic & Immune Disorders Drug Targets, aborda os benefícios que a vitamina A apresenta para pessoas com diabetes tipo 1, incentivando a ingestão dessa vitamina.

Segundo o artigo, o consumo de vitamina A fortalece as células T no corpo, fazendo com que ataquem as células produtoras de insulina. Além disso, a vitamina auxilia no fortalecimento da imunidade.

Benefícios das fibras alimentares presentes na cenoura para quem tem diabetes
Ingerir boas quantidades de fibras melhoram as taxas de glicose sanguínea e ajudam a aumentar a resistência e a sensibilidade à insulina.

Mas o índice Glicêmico da cenoura é bom ou ruim para a saúde?

A Associação Americana de Diabetes (ADA), considera a cenoura um alimento com baixo índice glicêmico e recomenda de 3 a 5 porções do vegetal por dia.

Portanto, podemos concluir que cenouras, embora sejam ricas em carboidratos, são benéficas para pessoas que têm diabetes. E que os nutrientes presentes nelas, ajudam a controlar o açúcar no sangue, aumentar a resistência à insulina entre outros benefícios.

Jornalista e Técnica em Administração. Atua em redação e marketing
digital há 8 anos, tendo passado por empresas de software, agências de comunicação e universidades.
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