segunda-feira, agosto 15, 2022
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Mantendo-se saudável com diabetes: números para saber

Viver com diabetes exige que você tenha as informações corretas, além de mudanças na dieta e no estilo de vida; seja na forma de educação, autoconhecimento ou acompanhamento diário, ou seja, saber seus números (nível de glicemia).

Ao contrário da opinião popular, seu nível de açúcar no sangue não é o único número importante. Existem outros números com os quais você deve estar familiarizado e acompanhar igualmente. Estar ciente dos números associados à condição ajuda você e seu médico a se sentirem mais no controle e capazes de mantê-la melhor.

1. Conheça o seu número de glicose no sangue

Seu nível de glicose no sangue é a medida da quantidade de glicose no sangue em um determinado momento. Dois testes de glicose no sangue – glicemia de jejum e testes aleatórios de glicose no sangue – podem ser feitos para monitorar os níveis de glicose no sangue.

O nível aleatório de glicose no sangue pode ser verificado a qualquer momento, enquanto o nível de glicose no sangue em jejum é recomendado para ser verificado antes das 10h e é melhor verificado logo pela manhã. Alguns horários recomendados para verificar seus níveis de glicose no sangue incluem imediatamente ao acordar/cedo da manhã (entre 6h e 8h); antes de uma refeição; duas horas após uma refeição e antes de dormir.

Para as pessoas que vivem com diabetes, o objetivo é que a glicemia em jejum caia entre 80-120mg/dl. Duas horas depois de comer, níveis inferiores a 180mg/dl são alvos ideais.

2. Conheça o seu número de HbA1C

Quando você visita a clínica para um exame de saúde de rotina, seu médico pode exigir que você faça o teste de HBA1C (hemoglobina A1C), que rastreia seus níveis médios de açúcar no sangue nos últimos três meses, medindo a glicose ligada à hemoglobina encontrados nos glóbulos vermelhos. Isso ajuda a verificar como você está gerenciando seus níveis de glicose e a eficácia do seu plano de tratamento.

Os glóbulos vermelhos normalmente sobrevivem por cerca de três e quatro meses. Quanto mais glicose houver no sangue, mais glicose estará disponível para se ligar à hemoglobina.

O intervalo normal de HbA1C é inferior a 5,7%. Níveis acima de 6,5% indicam diabetes, enquanto níveis entre 5,7% e 6,4% indicam pré-diabetes. Se você tem diabetes tipo 2, uma boa faixa-alvo deve ser de 7% ou menor. No entanto, isso está sujeito ao seu plano de tratamento, idade e metas que você definiu com seu médico.

3. Conheça a sua pressão arterial

Idealmente, todos devem conhecer sua faixa normal de pressão arterial e monitorá-la de tempos em tempos, mas é significativamente mais importante para pessoas que vivem com diabetes, que devem trabalhar para manter seus níveis de pressão arterial abaixo de 130/80mmHg.

O monitoramento da pressão arterial é muito importante porque a hipertensão pode complicar seu plano de controle do diabetes e aumentar seus encargos financeiros. A pressão alta também significa que você está em risco de outras doenças, como doenças renais, derrame, aneurismas e demência vascular.

4. Conheça seu peso ideal

Monitorar seu peso pode fornecer informações sobre o quanto você segue uma boa dieta e escolhas de estilo de vida. Um peso não saudável ou ser obeso é um importante fator de risco para doenças metabólicas. Além do fato de que a obesidade pode contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, um peso não saudável pode torná-lo suscetível a outras doenças e dificultar o controle do diabetes.

Seu médico geralmente recomendaria que você perdesse cerca de 5% do seu peso total se estiver acima do peso, o que é favorável para reduzir a resistência à insulina, a pressão arterial e, consequentemente, a quantidade necessária de medicamentos para diabetes.

5. Conheça os níveis de colesterol

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte em adultos que vivem com diabetes. A ligação entre os níveis de colesterol e problemas cardíacos foi estabelecida e o diabetes aumenta o risco de doença cardíaca em quase quatro vezes.

Monitorar seus níveis de colesterol, com orientações do seu médico, mantém você um passo à frente. Os níveis de colesterol total devem ser inferiores a 200 mg/dl.

Os dois principais tipos de colesterol – HDL (bom) e LDL (ruim) – o colesterol são medidos independentemente. Enquanto o colesterol HDL deve estar acima de 40-50 mg/dl, o colesterol LDL é ideal abaixo de 110 mg/dl. Uma distorção nesses valores indica fortes riscos para doenças cardiovasculares.

6. Conheça a caloria dos alimentos

Se você tem diabetes tipo 2, provavelmente está planejando ou aderindo a um plano de dieta saudável. Uma prática comum na dieta é contar calorias. Contar calorias pode ser melhor do que contar os nutrientes dos alimentos: carboidratos, vitaminas e proteínas. Isso ocorre porque as calorias são realmente o que determina seus resultados de peso. Se você ingerir mais calorias, sem perder algumas no exercício, ganhará peso e vice-versa.

Para começar, você pode conhecer as calorias dos alimentos populares ao seu redor ou conhecer os alimentos que parecem saudáveis, mas são muito ricos em calorias.

Consultar um nutricionista é a melhor maneira de aprender sobre calorias e quais alimentos são melhores para você. Às vezes, não se trata apenas de calorias, alguns alimentos podem ter maior probabilidade de afetar os níveis de açúcar no sangue e a perda drástica de peso por estar em um estado de déficit calórico pode não ser a melhor opção para você, dependendo do resultado da sua saúde.

O automonitoramento é uma parte crítica da jornada do diabetes, mas você não deveria ter que descobrir sozinho. Participar de uma comunidade de diabetes é muito benéfico para educar, orientar e apoiá-lo sobre a melhor forma de ficar alerta e gerenciar a condição para evitar complicações.

 

Mojisola Agabato é uma Educadora de Enfermeira de Diabetes certificada

 

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